Desafios e avanços do ensino a distância
A forma de ensino-aprendizagem tradicional vem passando por mudanças exigidas pelos estudantes e pela própria sociedade, que desejam currículos e aulas mais dinâmicos, inovadores, conectados ao dia-a-dia, com o uso das tecnologias disponíveis, que fazem cada vez mais parte da vida das pessoas e que possam adaptarem-se a disponibilidade de tempo e as condições financeiras da população. Atendendo grande parte dos anseios da comunidade discente estão as EADs, que vem ganhando cada vez mais espaço.
A educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente, o que implica em novos saberes e habilidades, tanto para os docentes como para os aprendizes.
O papel do professor no ensino a distância é desafiador, porque exige deste muito mais que os saberes específicos de sua área de conhecimento, mas também formação específica para atuar na modalidade (Lei nº 5622, de 19/12/2005) e o domínio de tecnologias, não bastasse isso, segundo Moran (1), são necessários "professores criativos, empreendedores e humanistas, para desenvolver projetos colaborativos, motivar os alunos, produzir materiais relevantes" para integrar a escola com a vida e o mundo.
Porém, ainda é desafio do ensino a distância vencer a resistência de alguns professores, que continuam a perceberem-se como fonte única e donos do saber, uma vez que a aprendizagem no ensino a distância não se limita à aquisição de conhecimento por parte do aluno, este deve desenvolver habilidades que o auxiliem na pesquisa de novas informações, condensar e fazer aplicações práticas.
Como podemos concluir as funções do professor no ensino a distância não se limitam a ministrar aulas, abrangendo outras que segundo Rosana Amaro e Wellinton Baxto (2), podem ser classificadas em: (a) concepção (design), organização e gestão do plano docente, relacionadas a um conjunto de ações sobre a concepção da disciplina; (b) aspectos pedagógicos e interpessoais, estimulando o diálogo e estimulando um ambiente de comunidade de aprendizagem; e (c) apresentação e mediação de conteúdo, das discussões do grupo e demais ações relacionadas a aspectos técnico-pedagógico e intelectual.
Outro desafio, é vencer o preconceito do público universitário e pré-universitário com relação ao ensino a distância, posto que muitas instituições colocam a disposição apenas adaptações do ensino presencial, não permitindo uma intensa interação on line entre estudantes e professores e tutores.
Nenhum processo de mudança é fácil e linear, todavia, o ensino a distância vem crescendo, se aprimorando e ganhando cada vez mais adeptos (instituições de ensino, professores e alunos) e no futuro, segundo Moran (3), permeará com o ensino presencial.
(2) AMARO, Rosana. BAXTO, Wellinton. Docência online: Funções e Competências do Professor. Brasília/DF Maio/2016. Tipo: Investigação Científica (IC). Natureza: Relatório final de pesquisa. Categoria: Pesquisa e avaliação. Setor educacional: Educação superior.
(3) MORAN, José. Informe CEAD - Centro de Educação a Distancia. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n. 5, out-dezembro de 1994, páginas 1-3.
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