PROJETO DE AULA - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO





 

Fomos instados a elaborar um projeto de aula que utilizasse as tecnologias digitais aplicáveis ao tema proposto. Confesso, foi desafiador. 

No que tange ao tema que escolhemos, na área do direito, foi bastante tranquilo, afinal é o nosso dia-a-dia, aquilo que conhecemos de olhos fechados, porém comunicar aos alunos de forma simples, interativa e que pudesse incentiva-los a ir além do que apresentaríamos, isso sim, foi difícil. 

Elaboramos um projeto de aula, para a 9ª fase do curso de direito, na disciplina de direito previdenciário, portanto, as referências, além dos doutrinadores, foram as leis pertinentes e o entendimento dos Tribunais. 

Optamos, em utilizar a lousa digital como tecnologia, pelos recursos interativos que oferece, como o acesso a internet em tempo real, de modo que, além de indicar a legislação pertinente, também pudéssemos conduzir os alunos aos diversos sites dos Tribunais Pátrios e de juristas que se mostram atuais e “seguros” para a extração das informações. 

No campo do direito, a formação continuada é essencial, uma vez que não só a legislação é atualizada constantemente, como também as decisões dos Tribunais, na interpretação da lei, não são estanques, adequando-se, diuturnamente, as demandas sociais. 

Ensinar em curso de direito, implica que o professor esteja atualizado, sendo que a internet é fundamental para tanto, uma vez que permite o conhecimento imediato dos temas que estão sendo discutidos nos Tribunais Superiores e as decisões que predominam, como também as mudanças legislativas. Mas, mais do que isso, o professor deve ser inspirador, deve conduzir o aluno para um campo de construção do conhecimento. 

O exercício de qualquer atividade ligada ao Direito, exige o conhecimento do ordenamento jurídico como um todo, onde as diversas vertentes não estão isoladas, mas permeiam-se. Assim, o aluno do curso de Direito, deve além de conhecer a legislação, a doutrina e a jurisprudência, ser capaz de interpretar o contexto, que envolve os pontos citados e o caso concreto e construir uma tese jurídica válida. 

Então, desenvolver um projeto de aula que atendesse a todas as demandas, especialmente para quem, ainda, não está professor em sala de aula, foi realmente difícil e, não o considero acabado, posto que ao assistir os projetos de aula expostos pelos colegas diversas ideias e novas possibilidades, com relação aos usos das TIC’s, surgiram. 

No que tange aos trabalhos expostos, no mesmo tema, pelos colegas da pós-graduação em docência do ensino superior, pudemos perceber que as diversas tecnologias de informação e comunicação, são úteis, para não dizer necessárias, auxiliam no compromisso do professor de ensinar e do aluno de aprender e apreender, permitem uma conexão entre a teoria e a prática, aproximando o aluno da realidade e consequente aplicação da disciplina no cotidiano, tornando tudo mais dinâmico e interessante.

Comentários

  1. Ser professor, planejar aulas, refletir sobre novas formas de ensinar e aprender,..., são grandes desafios da docência. Seu texto está ótimo. Parabéns!

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