PROJETO DE AULA - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Fomos instados a elaborar um
projeto de aula que utilizasse as tecnologias digitais aplicáveis ao tema
proposto. Confesso, foi desafiador.
No que tange ao tema que
escolhemos, na área do direito, foi bastante tranquilo, afinal é o nosso
dia-a-dia, aquilo que conhecemos de olhos fechados, porém comunicar aos alunos
de forma simples, interativa e que pudesse incentiva-los a ir além do que
apresentaríamos, isso sim, foi difícil.
Elaboramos um projeto de aula,
para a 9ª fase do curso de direito, na disciplina de direito previdenciário,
portanto, as referências, além dos doutrinadores, foram as leis pertinentes e o
entendimento dos Tribunais.
Optamos, em utilizar a lousa
digital como tecnologia, pelos recursos interativos que oferece, como o acesso
a internet em tempo real, de modo que, além de indicar a legislação pertinente,
também pudéssemos conduzir os alunos aos diversos sites dos Tribunais Pátrios e de juristas que se mostram atuais e “seguros”
para a extração das informações.
No campo do direito, a
formação continuada é essencial, uma vez que não só a legislação é atualizada
constantemente, como também as decisões dos Tribunais, na interpretação da lei,
não são estanques, adequando-se, diuturnamente, as demandas sociais.
Ensinar em curso de direito,
implica que o professor esteja atualizado, sendo que a internet é fundamental
para tanto, uma vez que permite o conhecimento imediato dos temas que estão
sendo discutidos nos Tribunais Superiores e as decisões que predominam, como
também as mudanças legislativas. Mas, mais do que isso, o professor deve ser
inspirador, deve conduzir o aluno para um campo de construção do conhecimento.
O exercício de qualquer
atividade ligada ao Direito, exige o conhecimento do ordenamento jurídico como
um todo, onde as diversas vertentes não estão isoladas, mas permeiam-se. Assim,
o aluno do curso de Direito, deve além de conhecer a legislação, a doutrina e a
jurisprudência, ser capaz de interpretar o contexto, que envolve os pontos
citados e o caso concreto e construir uma tese jurídica válida.
Então, desenvolver um projeto
de aula que atendesse a todas as demandas, especialmente para quem, ainda, não
está professor em sala de aula, foi realmente difícil e, não o considero
acabado, posto que ao assistir os projetos de aula expostos pelos colegas
diversas ideias e novas possibilidades, com relação aos usos das TIC’s,
surgiram.
No que tange aos trabalhos
expostos, no mesmo tema, pelos colegas da pós-graduação em docência do ensino
superior, pudemos perceber que as diversas tecnologias de informação e
comunicação, são úteis, para não dizer necessárias, auxiliam no compromisso do
professor de ensinar e do aluno de aprender e apreender, permitem uma conexão
entre a teoria e a prática, aproximando o aluno da realidade e consequente
aplicação da disciplina no cotidiano, tornando tudo mais dinâmico e
interessante.
Ser professor, planejar aulas, refletir sobre novas formas de ensinar e aprender,..., são grandes desafios da docência. Seu texto está ótimo. Parabéns!
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