Mudanças na Educação


José Manuel Moran é, na atualidade, um dos maiores estudiosos e incentivadores do uso de novas tecnologias na educação. Neste texto reflete-se sobre o artigo Educação e Tecnologias: Mudar para valer!, de sua autoria.
Importante esclarecer que as novas tecnologias propostas não estão relacionadas, exclusivamente, com a informática ou mídias digitais, mas, também, com novos processos e métodos de ensino.

É evidente que há resistência na mudança da forma de ensino, que se faz necessária e senão urgente, isto porque implica em investimentos financeiros e, principalmente, em dedicação humana.

Moran, sugere que a aprendizagem pode ocorrer em qualquer local, independentemente de estarmos todos juntos em uma sala ou distantes uns dos outros, conectados através das tecnologias disponíveis.

Porém, para se tenha avanço neste sentido é preciso uma gestão administrativa e pedagógica comprometida e mais flexível, que permita a construção de currículos menos engessados, que promovam maior interação entre as disciplinas e instiguem o aluno a aprendizagem através de atividades mais dinâmicas.

A forma como o ensino será estruturado não tem papel central, o mais importante é que os alunos se sintam motivados e as potencialidades do ensino presencial ou a distância sejam exploradas.

Portanto, não basta somente a mudança no uso de novas tecnologias em sala de aula, o que se espera é que haja uma mudança ampla na educação, aproveitando conceitos tradicionais, mas com uma visão mais interativa e atual, envolvendo todos os atores, quais sejam, gestores, professores e alunos.
 
Moran, Jose Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21ª ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 12-14.

Comentários

  1. Concordo de forma bastante ampla e completa com a postagem quando se refere às necessidades de uma reformulação nas formas de ensino e educação, visto que, acredito de nada serem suficientes mecanismos e materiais concretos, por mais complexos e desenvolvidos que possam ser, se não possuirmos material humano capaz de conseguir levar aos nossos alunos essas inovações, de forma a serem amplamente absorvidas e aproveitadas por eles, sendo assim, a tecnologia é fundamental sim, porém, é preciso que as qualidades humanas, também sejam lapidadas ao seu completo senso qualitativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara, concordo contigo. Os educadores precisam usar a tecnologia como ferramenta no processo ensino-aprendizagem, mas precisam ser a cima de tudo serem competentes.

      Excluir
  2. Concordo plenamente com a postagem, pois estamos carentes de mudanças na educação, no entanto contar apenas com as novas tecnologias não é suficiente. Precisamos especialmente de professores dedicados que dominem seus conteúdos e que valorizem as potencialidades dos alunos.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Jana!
    Conforme o texto, a aprendizagem quando orientada de forma clara pode acontecer em diversos espaços e a troca de informações se faz de forma rápida e interativa em rede. Promover mudanças na tecnologia e também na área educacional é imprescindível. Todos envolvidos devem participar e colaborar para as mudanças.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o uso das tecnologias auxiliam tanto a prática docente, quanto na aprendizagem dos alunos. Concordo que apenas a disponibilidade de professores e alunos de se apropriarem das dos aparatos tecnológicos como ferramentas de ensino aprendizagem, não é suficiente sem aporte financeiro das escolas e universidades. Essa mudança na área da educação é necessária e urgente.

    ResponderExcluir
  5. De fato se faz necessário que todos os envolvidos no processo educacional contribuam com essa mudança que a educação tanto precisa, considerando o aluno um ser integral. Pois, dessa maneira, certamente estaremos caminhando em prol de um ensino de qualidade, que respeita as diferentes formas de aprender.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

PROJETO DE AULA - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Desafios e avanços do ensino a distância